Não é de hoje que empresários e gestores já entenderam a importância do papel de suas empresas no cenário social em que atuam. Seja pelos valores que sustentam suas culturas, seja pela “pressão” da sociedade, as empresas estão cada vez mais voltadas a minimizar os impactos sociais por elas provocados e a exercerem seus papeis de construtoras de uma sociedade mais igualitária.
Ainda que muitas já estejam atuando neste sentido, outras ainda se veem perdidas neste cenário de cobranças e adequações, sem saberem exatamente o que fazer e por onde começar. Ações isoladas estão sendo promovidas, mas acabam sendo vistas mais como uma jogada de marketing para atender os desejos da clientela do que propriamente uma mudança de postura empresarial.
Pesquisa recente realizada pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, tendo como referência os sub setores da economia utilizados pelo IBGE, mostra que em todos existe uma predominância de pessoas brancas nos cargos de liderança. Apenas um dos diversos exemplos que poderiam ser elencados para mostrar que ainda existe um longo caminho para que a equidade, um dos pilares da responsabilidade social, seja uma realidade em nossas empresas.
E o que uma empresa pode fazer para ser socialmente responsável?
O primeiro passo é fazer o dever de casa. Muitas empresas buscam a responsabilidade social olhando para fora de seus muros, contribuindo com ações e projetos sociais de outras entidades, como ONGs por exemplo. Isso deve, sim, ser valorizado e aplaudido pelas que fazem. Porém, é preciso estar atento à responsabilidade social que é almejada e exigida dentro da própria empresa.
É preciso fazer perguntas básicas sobre si mesma: nossa empresa oportuniza uma boa qualidade de vida aos funcionários? Valorizamos a diversidade? Oportunizamos e crescimento pessoal e profissional? Nos preocupamos com condições básicas de alimentação, saúde, segurança e educação dos funcionários e seus familiares? Somos legalmente responsáveis e cumprimos o que é exigido?
Querer agir pelo bem social sem voltar os olhos para o bem dos que fazem a empresa é apenas uma ação de minimização da própria culpa. É preciso uma real atenção às pessoas, mas essa deve comtemplar e atender também quem trabalha na própria empresa. Quer ser socialmente responsável? Seja, primeiro, com seus funcionários.
Confira os Depoimentos de quem já é cliente e dos parceiros da Redes e Saberes
Fale com nossos consultores e veja como podemos contribuir com o seu sucesso e da sua empresa.
Tenho interesse