O verdadeiro Coach

Novamente o Coaching aparece de forma deturpada na mídia aberta. Dessa vez, um influenciador digital virou notícia por divulgar pensamentos e processos de desenvolvimento humano que super valorizam os homens em detrimento à submissão da mulher.

A International Coaching Federation, instituição referência no Brasil e no mundo, manifestou-se sobre o caso. Veja a íntegra da nota da ICF abaixo:

“A International Coaching Federation no Brasil (ICF Brasil), maior associação global de coaches, manifesta que o uso inapropriado do termo “coach” prejudica fortemente toda a categoria e os profissionais sérios que atuam na área. Ao intitular a pessoa envolvida incorretamente como coach, já que ele sequer se apresenta dessa maneira, acreditamos que a devida reportagem reforça a banalização inapropriada deste termo, causando um prejuízo a muitos coaches profissionais, sérios e éticos que atuam nesse mercado.

Os riscos de qualquer pessoa se intitular “coach” sem condições técnicas para tanto é o mesmo de alguém se intitular, por exemplo, jornalista, psicanalista ou outra profissão que não possua uma estrutura verdadeiramente representativa, que cuida e garanta a boa prática profissional norteada por altos parâmetros de qualidade e ética aceitos mundialmente. É essa, aliás, a autorregulação da profissão de coach que a ICF Brasil defende com as entidades reconhecidas como referência fiscalizando as atividades de seus profissionais.

Reforçamos, no entanto, que apoiamos todas as maneiras de combater a violência contra a mulher e torcemos que a justiça, nesse e em todos os demais casos, seja feita com todo o rigor.  A intolerância e o preconceito nunca estarão alinhados à verdadeira missão de qualquer coach profissional, que é trabalhar para o desenvolvimento das pessoas e criar uma parceria em um processo criativo que as instiguem a refletir e se inspirarem a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

A ICF Brasil representa a maior associação global de coaches, com mais de 50 mil membros associados em mais de 140 países. Fundada em 1995, independente e sem fins lucrativos, nossa missão é contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do Coaching e somos pioneiros no desenvolvimento de padrões globais para o coaching profissional, com competências essenciais e um robusto Código de Ética. Acreditamos programas de formação em coaching que garantem altos padrões na profissão, e credenciamos coaches com o único programa de credenciamento independente, reconhecido mundialmente, concedido aos profissionais que tenham cumprido com  os rigorosos requisitos de educação e comprovada experiência.

Seguimos à disposição para contribuir com esse debate e, em nome da ICF Brasil e de toda a categoria, contamos com o apoio de profissionais e veículos de comunicação sérios e de credibilidade.

International Coaching Federation – ICF Brasil”

A Redes e Saberes, de forma séria, comprometida e embasada na ampla formação profissional e acadêmica dos seus especialistas, utiliza práticas de desenvolvimento humano e profissional alinhadas ao processo de Coaching. A partir do que entendemos ser a essência do coaching, tudo é construído com e para o crescimento do indivíduo e da organização e, em nenhuma hipósese, torna-se aceitável que tal crescimento seja resultado da diminuição da integridade humana ou do desrespeito a outras pessoas ou organizações.

A intolerância e o preconceito nunca estarão alinhados à verdadeira missão de qualquer coach profissional, que é trabalhar para o desenvolvimento das pessoas e criar uma parceria em um processo criativo que as instiguem a refletir e se inspirarem a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

A Redes e Saberes entende que, qualquer que seja o processo de desenvolvimento humano que agrida a plenitude da vida de outras pessoas, este deixa de sê-lo para tornar-se algo que nada tem a ver com o que acreditamos, e mesmo um crime a ser tratado pelos órgãos competentes. Por isso, repudiamos veementemente qualquer prática, em qualquer processo, que minimamente sugestione o crescimento de um em de outros, qualquer que seja a relação entre estes ou mediante esteriótipos socialmente colocados.

A Redes e Saberes defende e promove o crescimento e a plenitude da vida de todos, sem excessão, e assim busca contribuir para que organizações e comunidades tornem-se lugares melhores para quem nelas convivem. Esperamos que nossa luta seja a luta de todas e todos pela valorização de profissionais sérios e que tenham o comprometimento pelo respeito, pela equidade e pela vida.

Redes e Saberes Desenvolvimento Organizacional

A Redes
e Saberes por eles

Confira os Depoimentos de quem já é cliente e dos parceiros da Redes e Saberes

Traga a Redes e Saberes para a sua vida e para os seus negócios

Fale com nossos consultores e veja como podemos contribuir com o seu sucesso e da sua empresa.

Tenho interesse