Por André Lima*
A liderança acolhedora vai além da relação gestor x liderado. Acolher é se preocupar com as pessoas da equipe genuinamente e não somente com os resultados que a pessoa pode oferecer à organização.
Cada ser humano possui uma vivência, uma experiência de vida que forma seu legado. O líder que tem um olhar acolhedor percebe que cada pessoa da sua equipe possui seu legado e seus desafios. Várias pessoas formam uma equipe. É desafio permanente do líder conseguir alinhar vários perfis no mesmo objetivo: formar ambiente propício para o bom desempenho do labor na instituição e alcance de resultados propostos.
Em uma época em que vivemos desafios diários devido a pandemia de COVID 19, não é raro perceber colaboradores da empresa em situação de stress ou preocupados com alguma situação pessoal. Situações que podem desencadear falta de atenção, falta de memória ou desalinhamento com o propósito da equipe. O Líder percebendo essa característica em seu liderado deve prestar suporte para não haver consequências mais graves no ambiente de trabalho como acidentes, por exemplo.
Esse é o diferencial do líder que acolhe e inspira: preocupação constante com sua equipe para que consiga render o que a empresa necessita e, principalmente, manter o funcionário focado e satisfeito com seus pares.
Ao colocar em prática a experiência de carisma e habilidade de envolver todos no resultado, o líder acolhedor inspira a equipe a agir da mesma forma, uns com os outros, e a sinergia toma conta do ambiente de trabalho.
O líder que inspira também possui a característica de transformar momentos não tão bons em oportunidades de evolução. Como por exemplo resultados e metas que não foram alcançados. O líder tabula os resultados e reúne-se com a equipe para, juntos, formularem o trabalho que virá para que não se repita o desempenho anterior. Quando ocorre de chegarmos a uma solução conjunta, todos celebram e sentem-se parte do processo. Cria-se valor na participação das pessoas e o líder conquista a confiança da equipe.
Uma equipe rica em diversidade também é uma poderosa ferramenta para a liderança. Pessoas com perfis distintos é importante para que a tarefa a ser desempenhada tenha a pessoa correta a executar. Percebemos uma riqueza de aprendizado quando pessoas aprendem com as outras e o líder deve aproveitar essa possibilidade para que todas as pessoas aprendam ao máximo umas com as outras.
Você líder, gestor ou empreendedor utilize da empatia para trabalhar em equipe e terá uma equipe mais disposta e motivada. A equipe valoriza muito o gestor que tem a capacidade de se colocar no lugar do liderado e entende que todos somos seres humanos e temos nossos dias ótimos, dias bons e também temos dias não tão bons. A percepção da equipe será a de que o gestor realmente se importa com a pessoa e não somente com resultados profissionais!
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* André Lima é gestor no Banrisul, Coach, Mentor e Practitioner PNL, coautor do livro Como o Coaching Transforma? (editora Academia da Escrita, 2019). Possuí Mba em Coaching e Gestão de Pessoas e é professor de Gestão de Vendas e Liderança no Instituto Mix de Profissões em Charqueadas – RS.
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