Se você já pensou em ter o próprio negócio, ou buscou de várias formas possíveis ajudar a empresa que trabalha a se desenvolver, muito provavelmente já ouviu ou leu alguém dizendo que você é um empreendedor ou empreendedora. E esta certo! Empreender é buscar algo novo, criar soluções, inovar, e até mesmo ter a própria empresa.
A essência do povo brasileiro é empreendedora. Por tantas crises e dificuldades socioeconômicas que passamos e ainda vivemos, muitos precisam descobrir formas criativas de se manterem e às suas famílias. Essa criatividade permiti aos cidadãos empreenderem por oportunidade ou por necessidade. Em ambos os casos, muitos começam no impulso e acabam não alcançando o que desejam.
Para diminuir a chance de erro, foi criada a chamada Educação Empreendedora. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma matéria no rol das matérias escolares, tampouco um cursinho rápido de alguns minutos. A educação empreendedora é uma transformação comportamental e de conhecimento sobre como nos relacionamos com o criar algo novo, com o diferente.
Quando se mergulha nos ensinamentos da educação empreendedora, busca-se ir além de conceitos e jargões que possam indicar um caminho seguro rumo ao sucesso. Pelo contrário, não há nada de muito seguro no caminho do empreendedor, e os medos e as incertezas são grandes desafios a serem superados.
A educação empreendedora traz consigo a vontade de ir além, de se superar, de lidar com o inesperado e sair fortalecido disso. Nenhum empreendedor ou empreendedora esperava mais de dois anos de pandemia, de economia estagnada, de dificuldades sanitárias e sociais, de mudança da ordem vigente de forma tão brusca, mas todos e todas tiveram que lidar com isso, tiveram que se reinventar e, mesmo os que não alcançaram o que queriam ou os que fecharam as portas de seus negócios, tiveram na educação empreendedora (própria) o aprendizado que nenhuma universidade no mundo é capaz de ensinar.
Empreender é sonhar mais alto. Quem empreende não impacta apenas sua própria vida, impacta a vida de diversas pessoas que serão seus funcionários, centenas ou milhares de consumidores que serão seus clientes, a realidade do entorno onde atua e mesmo a economia de uma nação e, quem sabe, do mundo todo.
Para que isso aconteça, empreender não pode ser apenas um jogo de tentativa e erro. Deve-se investir (tempo e outros recursos) em desenvolver uma educação (conhecimento e comportamento) efetivamente empreendedora. O básico, aprender sobre relacionamentos, liderança e gestão; daí por diante, aprender sobre tudo mais que fará sua empresa se reinventar a cada dia.
Se você quer empreender, e acredite, isso vai acontecer em algum momento na sua vida, aprenda tudo o que puder sobre o assunto. Mergulhe em conteúdos, ensinamento, textos, vídeos e tudo mais. Faça cursos sobre diversos temas relacionados ao seu sonho. Desenvolva sua capacidade de se relacionar. Valorize as pessoas. A educação empreendedora é uma ferramenta de desenvolvimento constante e eterno, usa-a sem moderação.
Confira os Depoimentos de quem já é cliente e dos parceiros da Redes e Saberes
Fale com nossos consultores e veja como podemos contribuir com o seu sucesso e da sua empresa.
Tenho interesse