A ditadura do propósito

O despertador o acorda às 5 horas da manhã com aquele som estridente, quase como a reprodução de uma voz em meio a trovões “Levanta! Você precisa fazer”. Ainda sonolento, senta-se na beirada da cama perguntando-se por que não tem ele, também, direito a mais cinco minutos? Imediatamente sua mente é tomada pelas palavras que ouviu daquele sábio guru: “O sucesso exige esforço”. Toma impulso, erguendo seu corpo ainda cansado do dia anterior e segue rumo ao destino que supostamente ele mesmo traçou. Vou em busca do meu propósito!

Receitas prontas não definem propósito.

Em algum momento da história o propósito de vida se tornou algo acima de qualquer outra coisa da própria vida. Seu viver só vale a pena se for para cumprir o seu propósito, dizem os especialistas. Por algum motivo, qualquer outra coisa que você faça que não seja para realizar a razão maior de você ter nascido não o fará feliz. É no seu propósito que você se realizará plenamente.

Você não sabe qual é o seu propósito? Não se preocupe. Acalme-se! Não é difícil… Olhe para dentro de si, veja as coisas que você mais gosta de fazer, procure o que te faz feliz, pergunte às pessoas o que elas acham que você faz bem, olhe sua história e busque momentos onde você mais se realizou etc. etc etc. São todos sinais do seu propósito.

Muitas pessoas passam a vida em busca desses sinais e nunca os encontram, acreditando que precisam ter um propósito, afinal, os outros todos têm.

Enfim ele encontrou o seu propósito. Entendeu sua contribuição ao mundo, porque propósito que é propósito tem que deixar o mundo melhor, e vai em busca de realiza-lo. Olha para as pessoas que têm um propósito parecido com o seu, e que já o exercem há algum tempo, e seguem seu caminho. O objetivo é alcançar o sucesso por meio do seu propósito, porque pessoas de sucesso, em algum momento, encontraram seu propósito porque batalharam muito até chegarem onde chegaram. A luta é árdua mais a vitória é recompensadora!

Passam-se os dias. Ele já fez grandes investimentos de tempo e de dinheiro na busca de realizar o seu propósito. Olha alguns que com ele trilham o mesmo caminho tendo pequenos resultados e avançando na jornada, do jeitinho que o mestre disse, enquanto ele se sente estagnado, sem entender onde errou. As obrigações da vida cotidiana se apresentam. As contas chegam. A necessidade se torna presente. O propósito vai ter que esperar um pouco, preciso cuidar de coisas mais urgentes.

Em que momento disseram que a vida só vale a pena se tiver propósito?

Ao contraponto: que maravilhosa é a vida se você puder vivê-la realizando o que mais gosta, contribuindo para um mundo melhor, tendo resultados positivos para a sua existência, se sentindo agraciado por fazer o que faz. Não! Não é dizer que viver por um propósito não é lindo e maravilhosamente recompensador, mas, sim, dizer que uma vida não é menor se não for por um propósito. Quando uma criança vai para escola e faz uma carta para entregar à mãe dizendo que a ama, ainda que seu propósito de vida não seja escrever, ela está contribuindo para que o mundo da mãe seja melhor. Quando uma mãe ou um pai sai para trabalhar, mesmo que não seja no emprego do seu propósito de vida, e com isso alimenta seus filhos, está fazendo o mundo dos filhos melhor. Quando um operário ajuda um colega ensinando-o como fazer o trabalho, ainda que não seja seu propósito de vida ensinar, está fazendo o mundo do colega melhor.

Se você encontrou o seu propósito de vida, parabéns! Viva-o plenamente e faça dele sua contribuição para o mundo. Se você não encontrou seu propósito de vida, não se preocupe! Faça da sua vida o seu propósito e transforme cada ação em um gesto para um mundo melhor, inclusive o seu.

Edson Sá, Redes e Saberes

A Redes
e Saberes por eles

Confira os Depoimentos de quem já é cliente e dos parceiros da Redes e Saberes

Traga a Redes e Saberes para a sua vida e para os seus negócios

Fale com nossos consultores e veja como podemos contribuir com o seu sucesso e da sua empresa.

Tenho interesse